Personagem e senso
É interessante para a formação do seu personagem definir a história dele. De onde ele veio? Quais são os motivos de seus poderes mágicos? A criatividade é a base dessas coisas. Você pode interpretar que é um bruxo sangue puro que nasceu em Godric Hollow, por exemplo, mas sempre tenha em mente uma história alternativa, para caso alguém lhe pergunte "mas como isso aconteceu?". É bom ter sempre estruturada a história do seu personagem.
Sempre estruture bem suas falas e como o seu personagem foi criado. Tenha em mente sua árvore genealógica e tenha cautela na hora de sair colocando em exposição a historinha da sua vida pra qualquer um; defina-a e tenha apenas uma história, e fale para os outros. Nunca altere a sua história, pois isso lhe deixará com má fama no rpg. Se seu pai foi da Corvinal e você disse isso para algum amigo, tenha ele sempre pertencente da Corvinal; caso você diga que seu pai foi da Lufa-Lufa para outra pessoa, isso lhe deixará com papel de mentiroso no rpg.
Talvez a parte mais importante, o senso é o que alicerça o rpg. Nada vai pra frente sem o uso do senso, e ele lhe definirá como um bom jogador ou não. Essa base serve para deixá-lo estruturado ao ponto de acompanhar o rpg, e isso você alcançará quando tiver todas as regras do site retidas mentalmente e estudadas com a maior cautela possível.
On e Off
Uma das bases principais do rpg, você precisa tê-la em mente. O off é você, o jogador sentado na frente do computador escrevendo. Em on é seu personagem. Então sempre que for falar com ele interprete o bruxo, seja da Grifinória, Sonserina, Lufa-Lufa ou Corvinal. Fale assuntos de aulas, de magias, de explorações. É sempre aquele bonequinho agindo. Um jovem bruxo aumentando seus poderes. Tenha sempre isso em mente e sua interpretação será nota 10!
Você vai ver muitos jogadores escrevendo entre colchetes [...] ou colocando [] ou [OFF] no final de uma frase. Isso significa que eles estão com o “modo jogador” desligado. No RPG, a interpretação é muito importante. Você tem que assumir que é um bruxo e não pode falar sobre futebol ou coisas de “trouxas”, a não ser que seja em off. Em on, fale sobre as novidades do mundo bruxo, ataques, sobre sua história bruxa, animais mágicos... É essencial um bom jogador diferir on/off.
O que você fala em on, é o que o seu personagem está falando, como num livro. O que você fala em off, é você, o jogador quem fala. Entendeu? Lembrando que as informações dadas em Off não devem influir em on. Ou seja, se alguém diz: [Acho que a Maria está namorando o João], você sabe disso, mas o seu personagem não. Então você deve interpretar assim. Já se alguém diz: “Ah, eu vi a Maria e o João juntos no corujal. Acho que estão namorando!”, o seu personagem sabe disso e pode interpretar assim. Isso é muito importante, pois quando houver aventuras, você saberá muitas coisas que o seu personagem não sabe!